sexta-feira

DISCHARGE TRIBUTO - COLETÂNEA

DISCHARGE TRIBUTO (V/A)
MASSIVE RECORDS / ULTRAVIOLENCE / MORIBUNDO RECORDS & OUTRAS
CD  - 2011 - NACIONAL
Cada vez mais, tenho certeza que são as iniciativas “Do it yourself” que “movem” o underground brasileiro, independente do segmento de atuação daqueles  que se envolvem em certas empreitadas ou mesmo suas preferências por determinadas manifestações culturais. Historicamente seja na música ou na vida, quando grupos/pessoas com objetivos similares se unem de forma séria para produzir algo com base naquilo que influência suas motivações  e ações o resultado só poderá ser no mínimo ótimo.
Discharge Tributo foi idealizado por Fofão Discrust (Besthöven) lá do Distrito Federal que objetivou fazer uma homenagem a lendária banda DISCHARGE reunindo bandas atuantes dentro de subgêneros do Punk e do Metal sua empreitada teve o apoio dos selos underground: Two Beers or not Two BeersMassive, Terrotten, Bombardeiro, Ultraviolence e Moribundo Records que são de outras partes do país e isso com certeza ajudou muito na distribuição do álbum.
Catei o disco por um preço que achei simbólico (R$ 10) em um dos shows de lançamento do mesmo que foram organizados por bandas/produtores cariocas.  Com base no histórico de “tributos” produzidos de forma independente e de outros trabalhos de bandas punk, crust , d-beat... de nosso país que tive a oportunidade de escutar, sinceramente pensei que um lançamento em homenagem ao DISCHARGE  feito no Brasil seria uma tentativa tosca e feita nas cochas que poderia agradar pela tentativa das bandas executarem versões mas não pela qualidade de gravação ou produção.
Enfim.. Eu me enganei completamente, o artefato que comprei por apenas R$ 10 é uma peça de colecionador muito bem elaborada e produzida com grande envolvimento tanto das bandas quanto dos selos envolvidos.
Trata-se de um CD oficial em uma embalagem muito criativa tipo digipack toda em papel (demonstrando preocupação pelo meio ambiente) contendo um super pôster com fotos e informações de todas as 27 bandas envolvidas e também diversas fotos dos “Discharges” em ação.
Como citei acima, são 27 bandas executando sons do Discharge, então comentar cada uma seria desnecessário. Vou fazer um “resumão” aqui.. A ordem das músicas do tributo segue a ordem de lançamentos do Discharge começando com fightback que é a música do EP de estréia do grupo e ficou na responsabilidade do carioca Whipstriker que apresenta uma versão cheia de energia com uma gravação muito boa. Fiquei impressionado com as versões apresentadas pelos grinders do Subcut e também dos old school metalers do Apokalyptic Raids ambas deram um “brilho” especial para o lançamento.  
Outras bandas que curti muito foram: Death from above, Disarm, Murro no Olho, Armagedom, Nuclear Frost, Final Trágico e o fechamento do álbum que ficou na responsa do pessoal da Ação Direta.  Enfim..Como todo lançamento que reúne muita gente, temos algumas músicas registradas de forma tosca mas de forma geral as gravações apresentadas no disco ficaram muito acima da média. Se você curte Discharge, com certeza deve correr para catar o seu CD do tributo. Quanto aos responsáveis pelo lançamento, parabéns novamente e que venham mais iniciativas dessas.
Contatos:
Massive Records – glauco.mingau@gmail.com
TBonotTB – tbontb@hotmail.com
Ultraviolence – disfoniaholdschool@hotmail.com
Bombardeio Distro – www.myspace.com/bombardeiodistro
Moribundo Records - www.moribundorecords.com
Terrotten Records – info@terrotten.com 
Por Alexandre Chakal
Resenha originalmente publicada em www.recifemetallaw.com.br e também em http://metalreunionzine.blogspot.com 
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...