domingo

CALVARY DEATH - Serpent



CALVARY DEATH
“Serpent”
Cogumelo – Nac.

Fiquei muito feliz em saber que o Calvary Death estava na ativa. Em 1994 tive a honra de escutar o devastador vinil “Jesus, Intense Weeping”, onde o grupo, natural de Itaúna/MG, executa um Death Metal visceral que os transformou em um dos primeiros grupos do interior mineiro a alcançar projeção nacional. A banda ficou algum tempo convivendo com problemas e lançando algumas Demos, mas nada com a mesma violência do álbum de estreia.
No final de 2010 consegui contemplar a apresentação dos caras no Metal Hordes Fest 9, que aconteceu na cidade mineira de Juiz de Fora, e  foi como uma "viagem no tempo". Toda energia do Calvary Death, preservada e amadurecida pela estrada, fez com que o show fosse algo ímpar e de quebra ainda troquei com os caras da banda o álbum que vou comentar aqui.
O que consegui sacar de cara foi que a maior influência do Calvary Death em “Serpent” foi o próprio Calvary Death. Todos os elementos aplicados no disco, lançado em 2009 pela lendária gravadora mineira Cogumelo Records, mantem de forma fiel as raízes do velho Death Metal executado pelo grupo, sem aplicação de coisas modernas para dar algum ar sofisticado ou técnico. Ruddy Souza (voz e baixo), Roberto Antunes (guitarra) e Marco Túlio (bateria), apostam em variações rítmicas e andamentos que caminham pelo extremo veloz e cadenciado sombrio de forma muito harmônica, resultando em uma sonoridade pessoal e muito empolgante.
A mensagem de solidão e de dor passada em alguns momentos das composições de forma melancólica (e em outros de forma muito agressiva e de certa forma até desesperada) acaba tranformando o trabalho em um tipo de assinatura única do Calvary Death. Todo o álbum remete ao que foi feito no “Jesus, Intense Weeping”, mas aqui tudo está mais bem produzido e conseguimos escutar detalhes nas músicas que não seriam possíveis nos anos 90. Houve uma preocupação muito grande com a produção desse trabalho, desde a gravação, mixagem, até a criação gráfica da capa que ilustra o tema e, também, de todo conteúdo do encarte como informações, fotos...
O disco, que possui 12 faixas, é uma peça de colecionador e reafirma toda a integridade e honestidade do grupo com o Metal extremo brasileiro.
Artefato extremamente indicado aos apreciadores de Death Metal e, claro, da arte Underground nacional.
Destaco aqui as faixas “Could be the Human Race in Fall”, “Serpent”, “Betrayer”, “House of Betsaida” e “Crucial Moment”.
Que venham mais ataques como esse para que a história do Calvary Death seja lembrada através dos tempos.

Site:
www.myspace.com/calvarydeathbr


Por Alexandre Chakal
Resenha originalmente publicada em www.recifemetallaw.com.br e também em http://metalreunionzine.blogspot.com 
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...